Os representantes do Sindicato dos Policiais Federais no Distrito Federal (Sindipol/DF) e da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) na tarde desta quarta-feira (08), foram ao Senado Federal para tentar retirar as assinaturas dos senadores que são a favor da PL 132/12. Essa Proposta de Lei, assim como a PEC 37, também retira dos Epa`s o poder de investigação policial.
Se a PL 132/12 for aprovada, apenas os delegados de polícia poderão iniciar um inquérito e redistribuí-lo.
Conforme o Projeto de Lei 132/12, o delegado conduzirá a investigação criminal de acordo com seu livre conhecimento técnico jurídico, com isenção e imparcialidade. Também caberão a ele a requisição de perícia, informações, documentos e dados que interessam à apuração dos fatos.
O presidente do Sindipol/DF, Flávio Werneck, ressalta que está mantendo vigília o dia todo no Congresso para tenta retirar o máximo de assinaturas possíveis. Ele também enfatiza a pressão que o parlamento está fazendo para que a lei seja aprovada.
Os trabalhos de retiradas das assinaturas terão continuidade até quinta-feira (09), dia em que o projeto deverá ser levado ao plenário para votação.
Fonte: Agência FENAPEF com Sindipol/DF