notícias

Rio de Janeiro Postado 20111104 por SINPEFRN às 00:00

Suspeito de lavagem de dinheiro, Ricardo Teixeira se explica à PF

Intimado pela Polícia Federal do Rio de Janeiro, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, prestou depoimento nesta quinta-feira. O cartola teve que se explicar a pedido do Ministério Público Federal. Suspeito de lavagem de dinheiro, o dirigente é investigado por um suposto esquema de pagamento de propina a pessoas ligadas à Federação Internacional de Futebol (Fifa) na década de 90.

Além do cargo na CBF, Teixeira é o presidente do Comitê de Organização da Copa 2014. Com a companhia de quatro advogados, o dirigente enfrentou três horas e meia de interrogatório.

O irmão de Ricardo, Guilherme Teixeira, já foi ouvido pela Delegacia de Crimes Financeiros, dirigida pelo delegado Vitor Pubel.  O inquérito foi aberto sob a proteção do sigilo de Justiça.

"Tudo vai ser investigado plenamente pela Polícia Federal e, quando for o momento, poderá ser pedida à Justiça a quebra dos sigilos fiscal e bancário do senhor Ricardo Teixeira", disse Pubel em entrevista ao Jornal da Record.

Ricardo Teixeira já tinha respondido a uma ação penal, arquivada em maio deste ano pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), após um pedido de trancamento. A conversa desta quinta-feira, segundo Pubel, teve o objetivo de investigar se o suposto esquema continuou depois de 1997.

Pubel descartou revelar detalhes do depoimento. O delegado, no entanto, destacou que os advogados de Ricardo Teixeira alegaram que os fatos já foram esclarecidos no passado e relembraram o fato de ação ter sido arquivada.

O MPF pede que a Polícia Federal investigue a evolução patrimonial de Ricardo Teixeira, seus sócios e familiares, além do irmão Guilherme. O pedido de investigação contra os irmãos Teixeira foi feito pelo procurador da República, Marcelo Freire, da vara criminal. Em seu ofício, Freire cita a operação da empresa Sanud, que tem sede em Luxemburgo, paraíso fiscal.  O procurador da empresa no Brasil é o irmão de Ricardo, Guilherme.

A Delegacia de Crimes Financeiros vai apurar novas denúncias contra as duas empresas de Teixeira por remessa ilegal de dinheiro para o Brasil: a Sanud e a RLJ. Guilherme Teixeira é procurador da Sanud no Brasil há mais de dez anos.

Fonte: O Globo

voltar