notícias

Rio + 20 + 1.600 Postado 20120423 por SINPEFRN às 00:00

 

Mil e seiscentos servidores da Polícia Federal lotados do Acre ao Rio Grande do Sul estão designados para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que será realizada de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. Ocorre que, faltando pouco menos de dois meses para o início do evento, os servidores da PF ainda não dispõem de informações concretas sobre alojamentos e a logística que encontrarão no Rio.


Uma coisa é certa, quem não fez reserva de hotel com antecedência não conseguirá mais um lugar para ficar. A rede hoteleira da cidade está cheia e os preços inflacionados o que inviabiliza a hospedagem em locais próximos de onde os policiais irão executar suas ações. Conforme informações coletadas pela Federação Nacional dos Policiais Federais, os policiais poderiam ficar em quartéis, mas nestes casos receberiam somente meia-diária para despesas na cidade.


Uma das soluções que seria apresentada pelo DPF é disponibilizar transporte (ônibus) para os policiais alojados na cidade. O coletivo passaria em pontos estabelecidos para recolher os policiais e leva-los para suas bases.


Em reunião na última semana com o superintendente da PF no Rio de Janeiro, o diretor de relações do Trabalho da Fenapef, Francisco Sabino, lembrou a experiência dos policiais designados para atuarem nos Jogos Pan Americanos do Rio de Janeiro. “Aqueles homens e mulheres enfrentaram toda a sorte de problemas e queremos evitar que situações como aquela se repitam”, disse.


Até o momento, no entanto, nem mesmo uma cartilha com orientações para os servidores que irão atuar na Rio + 20 foi editada pelo DPF. “Muitos servidores que irão trabalhar na cidade precisam de orientações gerais, não só sobre a operação, mas com informações úteis para quem nunca atuou na cidade”.


A Federação vai encaminhar ainda esta semana documento relatando a situação e pedindo providências ao secretário-executivo da Comissão Nacional para a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio +20), embaixador Luiz Alberto Figueiredo. “São esperados dezenas de chefes de estado e demais autoridades neste evento, e a Polícia Federal é peça fundamental no esquema de segurança que será montado no Rio”, diz Sabino.

 

Fonte: Agência Fenapef

voltar