notícias

POR UMA PF FORTE E COM SERVIDORES VALORIZADOS Postado 20120319 por SINPEFRN às 00:00

Ao longo dos últimos anos, os policiais federais brasileiros têm redobrado seus esforços no enfrentamento à criminalidade e no combate à corrupção. O trabalho da PF não só contribuiu para consolidar as bases de uma sociedade melhor, mas como encontrou respaldo entre milhões de brasileiros e brasileiras.


O mesmo respaldo, no entanto, não tem sido encontrado junto ao governo federal. Se por um lado, houve, no primeiro mandato do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva o reequipamento da PF, por outro, nos últimos anos, a Polícia Federal tem sofrido com os cortes orçamentários, com a desvalorização de seus quadros e com a centralização do poder nas mãos de um grupo de servidores.


Para corrigir esta injustiça, A Federação Nacional dos Policiais Federais e seus 27 sindicatos filiados têm buscado, por meio de negociação com o governo federal, uma solução para este quadro.

A Fenapef criou dois grupos de trabalho para estudar a fundo e oferecer propostas de reestruturação da carreira e reestruturação salarial. Nossas contribuições foram entregues ao governo, mas o fato é que, com a morte do secretário de Recursos Humanos do MPOG, Duvanier de Paiva, a negociação travou.


Hoje, os policiais federais experimentam um retrocesso tanto do ponto de vista da valorização profissional, quanto do ponto de vista da infraestrutura.


O efetivo nas fronteiras é diminuto. Dezenas de delegacias estão sucateadas por falta de investimento. Centenas de policiais federais arriscam a vida ao trabalharem sem coletes balísticos ou com coletes vencidos. Unidades da PF foram desativadas. As perseguições a policiais, por meio de Processos Disciplinares, se tornaram correntes.


Agentes, escrivães e papiloscopistas, cargos reconhecidos pelo MPOG como de nível superior, tiveram seus salários depreciados nos últimos 7 anos ao ponto de constituírem hoje os menores vencimentos entre as carreiras típicas de estado no Brasil.


Diante deste estado de coisas e diante da tentativa de, mais uma vez, a partir do corte orçamentário, sucatear a Polícia Federal, os policiais federais de norte a sul, de leste a oeste do Brasil estão realizando assembleias para analisar a situação e deliberar acerca de ações reivindicatórias em nível nacional.



Os policiais federais brasileiros estão mobilizados e não permitirão qualquer retrocesso que ameace o trabalho republicano da corporação e os avanços conquistados pelos seus servidores ao longo do anos.

 
FEDERAÇÃO NACIONAL DOS POLICIAIS FEDERAIS

 

 

Fonte: Agência Fenapef

voltar