notícias

Insegurança aeroportuária I Postado em 18/09/2013 por SINPEFRN às 00:00

O jornal EPTV -2 ª Edição da TV Campinas, que abrange 49 cidades da região e é afiliada à Rede Globo, divulgou ontem, 17, os problemas de segurança do Aeroporto Internacional de Viracopos. Segundo a reportagem há déficit de policiais civis e federais.  O presidente do SINDPOLF/SP, Alexandre Santana Sally, participou da entrevista.

Segundo a reportagem, o aeroporto tem movimento de aproximadamente 25 mil passageiros/dia e vem aumentando gradualmente. Esse crescimento não é acompanhado da mesma forma quando se trata de segurança. “O problema é que o número de policiais, além de não acompanhar o crescimento tem diminuído”, informou a âncora do jornal Juliana Silveira.

As polícias Civil e Federal têm bem menos funcionários do que o número mínimo necessário para manter a segurança do aeroporto que até o ano de 2012 já era aquém do adequado. A reportagem ilustra a matéria com imagens do circuito interno em que ocorrem furtos.  Ontem, no mesmo dia da exibição da reportagem, três peruanos foram presos. Além dos furtos, o tráfico de drogas também é uma preocupação constante.

A repórter Bianca Rosa disse que a diminuição no quadro de policiais federais é bem significante. “No setor de imigração, a quantidade de policiais caiu de quatro para dois. No combate ao tráfico, hoje tem um policial a menos e este ano o número de prisões caiu”. Foram três prisões até a última terça-feira, 17, sendo que neste mesmo período foram em média vinte prisões.

“Não temos mais os cães farejadores que tínhamos aqui, então, torna difícil identificar qualquer droga, qualquer ilícito”, informou Sally.

Apesar de não ter ido ao ar, o presidente do SINDPOLF/SP salientou a incompetência de gestão do departamento e a redução gradativa de reforço do efetivo do aeroporto. Citou também os riscos de segurança na Copa do Mundo e que a ampliação do aeroporto precisa de, no mínimo, quatro vezes mais o aumento do efetivo.

Na Civil, a situação não é diferente, o número está longe do ideal.  O delegado de polícia civil, Gilberto Salles Júnior, mostrou uma resolução recente da Secretaria Estadual de Segurança Pública, sobre a necessidade de 35 policiais atuando em Viracopos, hoje são apenas 15. “O número não está adequado ao momento, mas atendendo as necessidades. É lógico que, como muito esforço e dedicação dos funcionários”, argumentou Salles Júnior.

Passageiros também foram entrevistados e enfatizaram sobre a necessidade de mais policiais. O delegado da Polícia Federal, Sebatião de Camargo Pujol foi procurado pela reportagem e alegou que a pequena quantidade de funcionários no aeroporto é o que cabe no orçamento, mas, segundo ele, está pedindo mais profissionais para o próximo ano.
 

Fonte: Globo.com

voltar