notícias

Enquanto a PF sofre de inanição... Postado 20111104 por SINPEFRN às 00:00

MJ faz acordo com 11 estados e investe R$ 35 milhões em segurança nacional

O MJ (Ministério da Justiça) vai firmar parcerias com os onze estados de fronteira para fortalecer as ações de segurança em pontos de divisa com outros países. Serão investidos R$ 35 milhões em 68 municípios vulneráveis, apontados pelos estados e por estudos da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública), ligada ao ministério. Por meio da Secretaria Estadual de Segurança Pública, cada Unidade Federativa poderá apresentar uma proposta de parceria até o dia 13 de novembro.

A iniciativa foi divulgada por meio da Portaria nº 41 da Senasp, publicada na terça-feira (25/10) no Diário Oficial da União. Os estado do Acre, Amazonas, Amapá, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul e Santa Catarina receberão recursos para o reaparelhamento da forças policiais dos municípios fronteiriços mais críticos de cada estado.

Os recursos devem ser usados na estruturação de núcleos de inteligência, reaparelhamento de centros integrados e/ou unidades das polícias militares, civis e da perícia, fortalecimento da segurança em rios, lagos e canais e na instalação de outros órgãos ou estruturas para o fortalecimento à repressão dos crimes fronteiriços e transnacionais.]

POLÍCIA FEDERAL - Enquanto destina recursos para municípios de fronteira, polícias estaduais e Força Nacional, o Ministério da Justiça, esquece a Polícia Federal. Postos e delegacias de fronteira sofrem de inanição por falta de recursos para diárias, compra de coletes balísticos, embarcações e viaturas. "Não bastasse isso, os policiais federais lotados nestes pontos do país aguardam a efetivação do auxílio fronteira que até agora não saiu do papel", diz o diretor de Estratégia Sindical da Fenapef Paulo Paes.

Um nova onde de protestos nas delegacias da PF nas fronteiras está agendada para este mês.

Fonte: O Globo

voltar