Diretoria da Fenapef participa do 1º Encontro Nacional dos Profissionais de Segurança Pública Postado em 31/03/2017 por Sindicato dos Policiais Federais às 15:00
Teve início nesta terça-feira (28), em Brasília (DF), o 1º Encontro Nacional dos Profissionais de Segurança Pública, promovido pela Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB). A diretoria da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), incluindo o presidente Luís Boudens e o vice-presidente Flávio Werneck, que ocupa o mesmo cargo na central sindical, participaram da abertura.
A Fenapef também foi representada pelos diretores de Comunicação, Parlamentar e Seguridade Social, Magne Cristine, Marcus Firme e Sergio Pinheiro, respectivamente, e pelo diretor adjunto e presidente do Sindicato dos Policiais Federais do Paraná, Fernando Vicentini.
O primeiro dia de evento reuniu ainda profissionais de segurança de todo o País, das mais diversas áreas, como policiais federais, civis, militares, rodoviários, ferroviários, guardas municipais, agentes penitenciários e socioeducativos, além de lideranças de entidades sindicais, parlamentares e especialistas estrangeiros. Durante a programação, debateram propostas para a construção de um documento que será enviado para o Congresso Nacional.
De acordo com o vice-presidente da Fenapef e da CSB, Flávio Weneck, enquanto a segurança pública vive um caos, as organizações públicas negligenciam as instituições policiais. Nesse sentido, o encontro visa reunir proposições para melhorar o ciclo da segurança pública, que começa na prevenção, passa pela investigação, pela parte processual judicial e termina na execução penal.
“Todos são muito importantes, queremos ouvir e debater com todos. O desafio é ter, no dia 30, um conjunto de propostas onde todos saiam ganhando: o governo, a sociedade e os profissionais de segurança pública”
Em sua fala, Luis Boudens parabenizou a CSB pelo evento e ressaltou a luta dos profissionais de segurança pública por melhorias na segurança pública.
“Três características marcam nossa luta por mudanças na segurança pública. Uma delas é a coragem, porque apesar do sistema estar falido, estamos enfrentando uma estrutura de castas que não permite que haja mudanças. A segunda coisa é o pioneirismo, porque ultrapassamos essa linha de atuação meramente sindical e adotamos uma postura mais propositiva para promover eventos como esse. A outra é a inteligência, essa que nos incentiva a agregar forças com todos os profissionais de segurança pública”, encerrou.
Durante a abertura do evento, autoridades elogiaram a atuação da Fenapef pela valorização dos policiais federais. Segundo o deputado federal Aluísio Mendes, a esse trabalho é essencial visto, que a atividade não tem o devido reconhecimento do governo. “A Fenapef está se articulando no Congresso para barrar projetos que retiram direitos dos policiais e para defender o pleito da categoria. Há também um esforço da entidade para eleger mais policiais federais, o que com certeza é uma estratégia muito positiva para a segurança pública do País”
Experiências internacionais e participação do MP
Para apresentar modelos exitosos de segurança empregados em outros países, participarão dos debates Jason Smith, adido de segurança regional da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, e Armando Ferreira, presidente do Sindicato Nacional da Polícia de Portugal.
Outra participação importante no encontro será a do Ministério Público, que será representado por José Robalinho Cavalcanti, procurador da República e presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República.
SERVIÇO
1º Encontro Nacional dos Profissionais de Segurança Pública da CSB
Data: 28 a 30 de março
Local: Hotel Grand Bittar – Setor Hoteleiro Sul (SHS), Quadra 5, Bloco A – Brasília (DF)
CREDENCIAMENTO DE IMPRENSA: imprensa@csbbrasil.org.br
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Dia 28/03
14:30 – Abertura Solene com a presença de parlamentares e autoridades.
Dia 29/03
9:00 – 1ª Mesa Redonda
Coronel Elias Miller da Silva – Diretor de Assuntos Legislativos da Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais (FENEME) e Coronel da Polícia Militar de São Paulo – Tema: Ciclo Completo e Aposentadoria Policial.
Subtenente Gonzaga – Deputado Federal e Subtenente da Polícia Militar de Minas Gerais – Tema: Ingresso Único e Atuação da Polícia Militar.
10:45 – 2ª Mesa Redonda
Representante da FGV – Tema: Panorama Geral da Segurança Pública Brasileira.
José Robalinho Cavalcanti – Procurador Regional da República e Presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República – Tema: O papel do Ministério Público na Investigação Criminal: Eixos de Modernização da Segurança Pública no Brasil.
14:00 – 3ª Mesa Redonda
Jason H. Smith – Adido de Segurança Regional da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília – Tema: Projeto de Polícia do Século XXI e Modelo de Polícia Norte-Americana.
Luis Flávio Sapori – Sociólogo, ex-secretário adjunto de Estado de Defesa Social e ex-secretário adjunto de Segurança Pública do Estado de Minas Gerais – Tema: Soluções Para a Crise da Segurança Pública no País.
16:00 – 4ª Mesa Redonda
Armando Ferreira – Presidente do Sindicato Nacional da Polícia de Portugal – Tema: Modelo de Segurança Pública Portuguesa.
Oseias Francisco – Presidente da Conferência Nacional das Guardas Municipais – Tema: Papel da Guarda Municipal na Segurança Pública.
FONTE: Agência Fenapef
voltar