A Federação Nacional dos Policiais Federais (FENAPEF), representada pelo Diretor Adjunto Luís Carlos Cavalcante, participou do programa Contraponto da TV PUC –Rio, emissora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO). A entrevista será exibida no próximo domingo, 7.
A participação do diretor aconteceu no segundo bloco, junto ao professor da faculdade e promotor de justiça Salvador Benerguy. Em pauta o atual modelo de investigação criminal no Brasil.
Cavalcante afirmou que a Federação discorda sobre a forma que a investigação policial é conduzida, porque é um modelo arcaico, ineficiente, herdado de Portugal e que existe desde a década de 40. Segundo o livro, “O inquérito policial no Brasil, uma pesquisa empírica” do professor da UFRJ, Michel Misse, o índice prodigioso de elucidação de crimes não é superior a 7,5 e 8,5 %,” explicou.
Ainda segundo o diretor adjunto, em outros países em que há uma participação maior do Ministério Público nas investigações, os índices de elucidação são superiores a 80%. “A Fenapef se posicionou contra a PEC 37 porque, sem exclusividade para nenhum dos órgãos, a segurança pública já está na UTI, imagine se um dos órgãos de investigação tivesse exclusividade”, questionou.
O diretor também ressaltou que a Fenapef foi a primeira entidade a se unir aos procuradores e promotores na luta contra a PEC 37.
O programa é transmitido no canal 11 da Net Rio. Também, no dia 4, foi exibido no site e encontra-se disponível no link abaixo:
http://tvpuc.vrc.puc-rio.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm
Fonte: Agência Fenapef