notícias

Dia da Internet Segura: Fenapef informa como prevenir crimes na rede Postado em 07/02/2017 por Sindicato dos Policiais Federais às 14:27

A internet é fonte inesgotável de informação, além de ser uma poderosa ferramenta de entretenimento. É na rede mundial de computadores que muitas pessoas trabalham, encontram serviços, postam suas fotos, conversam com os amigos… Mas, o que todos precisam saber é que o mundo virtual também atrai criminosos.

Só nos últimos 10 anos a Polícia Federal recebeu e processou mais de 493 mil denúncias anônimas, envolvendo 106 mil páginas virtuais (URLs) distintas. Grande parte das denúncias estão relacionadas à pedofilia e à violação e uso de informações pessoais e sigilosas.

No Dia Internacional da Internet Segura, comemorado neste dia 7 de fevereiro, a FENAPEF informa alguns cuidados que deixam a navegação mais segura e podem prevenir crimes na rede:

1 – Evite a publicação de fotos com placas de carros (a placa permite localizar o endereço), com foto de casa (mostra onde a pessoa mora) e com informações pessoais (telefones, endereços e CPF).

2 – Evite postar endereços de lugares onde frequenta, mora ou estuda. Muito cuidado com ao fazer check-in.

3 – Utilize sites seguros sempre que possível, tais como os que possuem “https”, porque as informações enviadas para estes sites são criptografadas.

4 – Se tiver algo de íntimo para dizer a alguém ou quer manter segredo sobre um assunto importante, use o telefone ou fale pessoalmente.

5 – Não se deixe fotografar em cenas comprometedoras, nem mesmo envie qualquer foto sua a uma terceira pessoa. Por mais que confie em quem está recebendo o material, o conteúdo pode cair em mãos erradas.

6 –  Instale um antivírus em seu computador e o mantenha devidamente atualizado.

7 – Não clique em links da web presentes em e-mails, nem abra arquivos anexos enviados por pessoas desconhecidas. Aprenda a reconhecer e-mails maliciosos.

8 –  Bloqueie suas telas sempre que se ausentar do computador e acostume-se a fechar sua sessão ao utilizar computadores públicos.

9 – Senhas seguras, com letras e números, também contribuem para uma navegação segura.

10 – Com crianças em casa o cuidado deve ser dobrado: os pais devem deixar o computador num local comum e visível da casa e supervisionar os acessos dos filhos de forma discreta e orientá-los a não conversar com estranhos.

Saiba mais

A Lei nº 12.737/2012 dispõe sobre os delitos informáticos, como a invasão de computadores, o roubo de senhas e de conteúdos de e-mail, a derrubada proposital de sites e o uso de dados de cartões de débito e crédito sem autorização do titular. Também é crime a disseminação de vírus de computador ou códigos maliciosos para roubo de senhas. Mas outros crimes definidos pelo código penal também podem ocorrer na internet, como o de pedofilia contra crianças e adolescentes.

Para denunciar a ocorrência de crimes cibernéticos o usuário deve procurar uma delegacia especializada em sua cidade ou ligar para o número 100, além do 190 da Polícia Militar. O sigilo da informação e o anonimato são garantidos.

Agência Fenapef



voltar