Três delegados da Polícia Federal (PF) foram presos nesta quinta (14) acusados de corrupção envolvendo investigações que eles próprios conduziam. Os delegados Ulisses Francisco Vieira Mendes, Rodrigo Leão e Carlos Basto Valbão pertencem à Delegacia de Combate a Crimes Previdenciários da PF em São Paulo. Mendes foi o diretor da delegacia até 2015 e está aposentado. Valbão, que começou na Polícia Federal como agente, já havia sido alvo de investigação por corrupção no passado.
A investigação começou em agosto de 2015 após a denúncia de que policiais federais teriam pedido propina para deixar de investigar pessoas suspeitas de praticar crimes previdenciários. Foram cumpridos 23 mandados de busca e apreensão, 4 mandados de condução coercitiva e 13 mandados de prisão preventiva, todos na capital paulista e Grande São Paulo.
A pedido da PF, um quarto policial foi afastado preventivamente de suas atividades pela 9ª Vara Criminal Federal de São Paulo. Os investigados serão indiciados e responderão pelos crimes de corrupção ativa e corrupção passiva. Eles estão presos na Superintendência da PF, no bairro da Lapa, zona oeste de São Paulo.