O filme "Inimigos Públicos" ("Public Enemies", EUA, 2009, 143 min), dirigido por Michael Mann, com Johnny Depp, Christian Bale e Marion Cotillard, é ambientado nos anos 30, em plena depressão econômica, promovida pelo governo americano para capturar os líderes das mais perigosas facções da época.
Mostra a história de John Dillinger, o mais famoso e procurado ladrão de bancos do país, que se tornou o inimigo número um e alvo da obsessão de J. Edgard Hoover, o então burocrata, que acabou se tornando o todo poderoso e midiático diretor do FBI, diante das dificuldades em prender o assaltante, chama o agente Melvin Purvis (Christian Bale), experiente em investigações de "campo", que acabou sendo o responsável pelo fim do criminoso.
O filme foi baseado em livro-reportagem com o mesmo título, que teve como principal fonte os arquivos do próprio FBI e tirou do anonimato os policais que realmente travaram a chamada "Guerra ao Crime", como Charles Winstead e Clarence Hurt, os dois agentes que mataram Dillinger. Críticos dizem que Hoover queria toda a glória para si.
Na cena em é sabatinado por uma comissão do Congresso, onde foi pedir mais verbas para o Bureau, ao admitir que nunca tinha efetuado uma prisão, o diretor do FBI é chamado de midiático, burocrata e incompetente. Qualquer semelhança com a maioria dos dirigentes de órgãos policiais brasileiros, inclusive da PF, é mera coincidência...
Fonte: Agência Fenapef