notícias

A Fenapef vai até você Postado em 22/10/2013 por SINPEFRN às 00:00

A Federação Nacional dos Policiais Federais está dando início a mais um importante projeto que visa mudar e atualizar a roupagem do nosso sindicalismo.

O projeto chama-se “Fenapef Até Você”. É um esforço para estar próximo da base. Sindicalismo sem essa aproximação, sem esse contato pé no chão com o seu povo, não é sindicalismo. Talvez esse distanciamento seja um dos motivos do enfraquecimento do movimento sindical de uma maneira geral. É preciso destravar e aceitar essa relação.

A atual diretoria trabalha orientada por três eixos de atuação, sendo um deles o sindicalismo. Um Novo Sindicalismo é preciso. Inovar, mudar, atualizar o nosso mundo sindical é medida urgente, mesmo porque é só o nosso sindicalismo com responsabilidade que salva esta Polícia Federal torcida, retorcida e maquiada que está aí.

Polícia precisa ser polícia e executar trabalho de polícia. Investir na ciência policial e nos seus funcionários. Fora disso é embromação. É deixar os crimes mais banais vicejarem, como um assalto em lotérica. É colaborar para que a Segurança Pública do país, vital para o seu desenvolvimento, mergulhe na escuridão, no medo e na violência.

Essa situação caótica na PF só faz aumentar o desafio do nosso trabalho sindical. O desafio nada pequeno de motivar as pessoas a participar dele. Enorme, porque requer modificar a subjetividade dos indivíduos. Num mundo tão cheio de atrativos ao deleite e ao ócio e ao individualismo. Sindicalismo é o contrário. Sindicalismo é solidariedade, é fraternidade é trabalho.

Assim, com a sincera proposta de desconstruir o desencanto instalado e estimulado dentro da Polícia Federal, é que a atual diretoria da Fenapef põe em prática este projeto inovador e alvissareiro de ir até as suas bases dialogar com aqueles que são a razão da sua existência: os sindicalizados e os ainda não sindicalizados.

É um começo que tem tudo para dar certo. Ajudar a mudar o antigo para melhor, mantendo o que ele tiver de bom e atualizando-o naquilo que for preciso. Em sindicalismo a caminhada não tem fim. Por isso, é muito importante o planejamento e os projetos nas suas ações. Eis aqui mais um exemplo.

O primeiro estado a receber o projeto será o Mato Grosso, de 21 a 25/10/13, de segunda a sexta, nas cidades de Barra do Garças, Rondonópolis, Cuiabá, Cáceres e Sinop. Depois virão os outros organizadamente. Estamos mudando. Ajude-nos, porque nesta empreitada o ganho de um tem que ser um ganho de todos.

Fonte: Agência Fenapef

voltar