notícias

Conheça os destaques do 1º debate sobre segurança pública entre os candidatos ao Governo do RN Postado 20180823 por Sindicato dos Policiais Federais às 08:00

Em mais de duas horas de debate, entre poucas ideias, várias especulações e muitas trocas de acusações, os candidatos ao governo do RN não demonstraram conhecimento pleno sobre o tema
Por: Ricardo da Costa Pinto/SINPEF-RN.

 
O FOSEG-RN (Fórum de Segurança Pública do Rio Grande do Norte) promoveu na noite desta quarta-feira, 22, o primeiro debate sobre segurança pública entre candidatos ao Governo do Estado.

Estiveram presentes os candidatos Brenno Queiroga (Solidariedade), Carlos Alberto (PSOL), o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo (PDT), Dário Barbosa (PSTU), Fátima Bezerra (PT), Freitas Júnior (REDE) e Heró Bezerra (PSL). O governador e candidato à reeleição Robinson Faria não compareceu ao debate.

O debate com temática exclusiva na área de segurança pública começou às 22h no auditório da sede do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública (SINPOL/RN), localizado na Avenida Rio Branco na Cidade Alta, onde os candidatos apresentaram suas propostas e responderam perguntas previamente elaboradas pelos membros do FOSEG-RN, formado por representantes dos sindicatos e associações dos policiais federais, policiais civis, policiais militares, agentes penitenciários, bombeiros militares, guardas municipais e agentes de trânsito.


De acordo com O FOSEG-RN, o debate cumpriu o objetivo desejado, ao longo de mais de duas horas, os sete candidatos apresentaram suas propostas e ideias que serão aplicadas na segurança pública a partir do próximo governo.
A candidata Fátima Bezerra prometeu aumentar os concursos policiais e instituir um seguro de vida para os operadores de segurança pública.

O candidato Carlos Eduardo e o candidato da Rede Sustentabilidade, Freitas Júnior, trocaram acusações. Carlos Eduardo foi acusado de ser um dos culpados pelos problemas do Presídio de Alcaçuz quando era Secretário Estadual do Interior. Freitas Júnior provocou o ex-prefeito dizendo que o presídio de Acaçuz “foi o primeiro presídio queijo do Brasil", o que provocou risos entre os presentes. A crítica fez o ex-prefeito de Natal solicitar direito de resposta, o que foi negado.

Carlos Eduardo apontou a crise fiscal que atrasa os salários e também a falta de apoio aos policiais como os principais motivadores da grave crise do setor.

Outros ataques entre candidatos puderam ser vistos. Dário Barbosa do PSTU criticou a candidata Fátima Bezerra pela intervenção federal no Rio de Janeiro. O candidato Brenno Queiroga (Solidariedade) defendeu que as facções sejam combatidas a partir dos presídios. "Temos que atuar dentro das penitenciárias, para evitar que os presos se associem dentro delas", disse o candidato.

Cada representante dos sindicatos e associações que formam o FOSEG-RN dirigiu uma pergunta a um dos candidatos. O presidente do Sindicato dos Policiais Federais do RN (Sinpef/RN), José Antônio Aquino apresentou dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e do Datafolha, e dirigiu a sua pergunta ao candidato Brenno Queiroga (Solidariedade).

O candidato foi questionado sobre o que fará se for eleito governador para transformar os resultados improdutivos que a polícia investigativa vem apresentando. Brenno Queiroga respondeu que priorizará investimentos em novos equipamentos e em tecnologia para a área de inteligência policial.
 


Representantes dos sindicatos e associações que formam o FOSEG-RN (Fórum de Segurança Pública do Rio Grande do Norte). Foto: FOSEG-RN


Foto: FOSEG-RN

O debate foi transmitido pela TV União e retransmitido pelo portal Potiguar Notícias, a mediação foi do jornalista José Pinto Júnior.






voltar