notícias

No Band Entrevista, Werneck critica modelo de Segurança brasileiro Postado hoje por Sindicato dos Policiais Federais às 07:00

O vice-presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) e presidente do Sindicato dos Policiais Federais no Distrito Federal (SINDIPOL/DF) participou do programa Band Entrevista que foi ao ar no último sábado (7) no canal Band Brasília. O programa abordou o tema Segurança Pública no Brasil.

Primeiramente, a apresentadora Renata Dourado perguntou sobre como a população brasileira vê os Policiais Federais hoje. Para Werneck, a Lava Jato têm melhorado a impressão dos brasileiros em relação à PF.

Werneck também mencionou os dois modelos básicos de Segurança Pública: o anglo saxão e o europeu continental. Ele explicou como o Brasil pode se inspirar nesses métodos, dando o exemplo do Chile. “Nossos vizinhos praticamente copiaram a metodologia norte-americana e hoje tem 98% de eficiência nos crimes de homicídio”.

O presidente do SINDIPOL/DF também criticou o método de investigação brasileiro. “Dessa forma, nossa investigação é extremamente burocrática, mais de 50% do nosso efetivo policial faz papel, burocracia. No Brasil, o sistema é tão nocivo que se oferece ao policial uma gratificação para trabalhar na gestão de pessoal”, relatou.

Entre os outros temas abordados na entrevista estão a questão de fronteiras; intervenção federal no Rio de Janeiro e o modelo penitenciário brasileiro.




FONTE: Agência Fenapef

voltar

Rua Raimundo Chaves, 1582 Lagoa Nova - Natal - CEP: 59.064-390 (Ver no mapa)

(84) 3234-7407

contato.sinpefrn@gmail.com