notícias

Frente de Agentes promete modernizar segurança pública Postado 20180524 por Sindicato dos Policiais Federais às 12:16

Lançado oficialmente nessa terça (22), o movimento de policiais federais na política assumiu compromisso com população

Levantando a bandeira do combate à corrupção e da modernização da segurança pública, a Frente de Agentes da Polícia Federal, lançada oficialmente nessa terça-feira (22), promete renovar o cenário da política brasileira. Os cerca de 30 pré-candidatos, com representação em todas as regiões do Brasil, assumiram publicamente cinco intenções que devem nortear a atuação de todos os que conseguirem uma vaga durante as eleições de 2018.

Entre os compromissos, estão o de implantar o ciclo completo de polícia e a entrada única para todas as forças policiais, a modernização e a desburocratização da investigação criminal e o fim do foro privilegiado para todas as esferas de governo. “Existe um desejo real de mudança da população, que quer ver caras novas no Congresso, nas câmaras e nas assembleias. A Frente quer trazer exatamente isso, já que a população confia que os policiais federais podem ter um papel decisivo no combate à corrupção nos ambientes de tomada de decisão”, afirma o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais, Luís Boudens, escolhido pelos colegas para ser presidente honorário da Frente.

Boudens esclarece que a Fenapef apoiará a candidatura dos colegas, mas que o financiamento das campanhas será feito pelos partidos políticos pelos quais estão filiados. “A Federação e os sindicatos darão todo o incentivo necessário para os pré-candidatos, mas não financeiramente.” Além dos partidos, a Frente contará, também, com um financiamento coletivo exclusivo (prafrentefederais), disponível no site oficial do projeto. Haverá controle de quem está doando o dinheiro e será possível escolher para qual pré-candidato vai o recurso. “Isso é para que não entre dinheiro ‘sujo’ na campanha dos policiais”, avisa o presidente honorário.

Renovação
As novas caras para a renovação política foram apresentadas nessa terça, em Brasília (DF). Serão 26 agentes que tentarão uma cadeira no Congresso Nacional e os demais para câmaras e assembleias estaduais. “Queremos promover o combate à corrupção e lutar por uma real melhoria no sistema de segurança pública em todo o Brasil”, promete Flávio Werneck, vice-presidente da Fenapef e candidato a deputado federal pelo PHS.

Werneck cita um dos compromissos firmados pelos colegas e afirma que a modernização da segurança pública é urgente. “Somente 4% dos crimes são solucionados no Brasil. Precisamos mudar essa estatística e a Frente tem essa missão”, diz.

Na lista de pré-candidatos, estão Ubiratan Sanderson e Marco Monteiro (RS); Edgar Lopes (SC); Bibiana Orsi e Márcio Pacheco (PR); Eduardo Bolsonaro e Danilo Balas (SP); Sandro Araújo e Plínio Ricciardi (um dos “Gêmeos da Federal – RJ); Cláudio Prates (MG); o policial rodoviário federal Edmar Camata (ES); Anderson Muniz (BA); Flávio Moreno (AL); Jorge Federal (PE); Katrin Paiva (RN); Odécio Carneiro (CE); Aluísio Mendes (MA); Marinho Cunha (PA); Barroso (RR); Jamyl Asfury (AC); Alzenir Araújo (AM); Jorielson (AP); Bosco da Federal (RO); Rafael Ranalli (MT); Renée Venâncio e André Salineiro (MS); Suender (GO); Farlei Meyer (TO); Flávio Werneck e Policial Federal Santiago (DF).

O registro oficial das candidaturas será em agosto. Até lá, outros nomes com pautas semelhantes poderão integrar a Frente, como os policiais federais Amorim (PB), Daltro Veras (CE) e Arouck (DF); e os PRFs Frederico França (PE) e Nicoletti (RR).

Lava Jato
A Frente de Agentes da Polícia Federal é também conhecida como Frente da Lava Jato, em alusão à maior operação de combate à corrupção do órgão, iniciada em 2014. De lá para cá, centenas de políticos, empresários e pessoas ligadas a esquemas de corrupção já foram investigadas e presas.

Site
O projeto contará com um site oficial, em que os eleitores brasileiros poderão conhecer os ideais, as propostas e os candidatos da Frente nos vários estados para os cargos de senador, deputado federal, deputado estadual e deputado distrital.

Fonte: Comunicação Fenapef



voltar