notícias

Fenapef apoia projeto de Oficial da Polícia Civil de Sergipe Postado 20191008 por Sindicato dos Policiais Federais às 16:06

A Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) defende a aprovação do Projeto Oficial de Polícia Civil (OPC) do estado de Sergipe.  Nessa quinta-feira (3), a entidade encaminhou ofício ao governador Belivaldo Chagas, reiterando o apoio dos policiais federais à proposta de modernização da carreira. A proposta de projeto de lei que foi apresentada ao Executivo local pelo Sindicato dos Policiais Civis de Sergipe (Sinpol-SE) baseou-se em uma ideia defendida pela Fenapef: apenas com a modernização da segurança pública será possível ter índices mais favoráveis de combate ao crime.

O Projeto OPC, como é chamado em Sergipe, busca reestruturar os cargos da base da Polícia Civil, transformando-os em apenas um. É exatamente isso que a Fenapef já defende com relação à Polícia Federal: um cargo único, que permita uma segurança pública mais dinâmica, racional e eficiente.

A proposta dos policiais sergipanos se baseou em estudo desenvolvido pela Fenapef e apresentado ao Governo Federal ainda em 2014. A ideia é implementar a carreira de Oficial de Polícia Federal, que uniria os atuais cargos de agente e escrivão. Ambos os projetos pretendem a melhoria do atendimento à sociedade.

Os policiais federais entendem que ainda é preciso avançar muito para que o Brasil possa obter melhores resultados no controle à violência, mas entendem que é de degrau em degrau que será possível avançar. A iniciativa sergipana pode ser o primeiro exemplo na transformação que precisa ocorrer na segurança pública.

Vale lembrar que o modelo policial nacional é tão antigo quanto a História do Brasil Império. Desde então, muito pouca coisa foi modificada. É o único lugar do mundo onde o policial não acompanha todo o ciclo de investigação. Isso precisa mudar.

A Fenapef também apoia o Ato de Alerta Geral que será realizado no próximo dia 15, às 7 horas, na Praça Fausto Cardoso (próxima à Assembleia Legislativa), em Aracaju, onde os policiais civis reforçarão a importância do encaminhamento do projeto OPC para o Legislativo estadual.




FONTE: FENAPEF

voltar