notícias

Eleições Fenapef: saiba como votar Postado 20181009 por Sindicato dos Policiais Federais às 16:43

As eleições para o novo triênio da Fenapef serão no dia 13 de novembro em todo o Brasil; novidade é voto totalmente eletrônico

Agora a eleição dos representantes da diretoria da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) vai ficar mais fácil. Pela primeira vez, a votação será feita de forma eletrônica e com mais segurança, tudo com apenas um toque na tela do celular ou do tablet.

As chapas que quiserem concorrer às eleições para compor o novo quadro da Federação terão até o dia 14 de outubro para o registro da chapa. Excepcionalmente por conta do feriado de 12 de outubro, o cadastro poderá ser feito no sábado e no domingo por meio do e-mail [email protected], sendo que a entrega da documentação original deverá ser realizada na segunda-feira seguinte (15). A votação será no dia 13 de novembro, das 9h às 17h (horário de Brasília).

Para votar, o policial federal precisa estar com o cadastro atualizado no sindicato. Funcionará assim: cada eleitor receberá um link único e exclusivo por e-mail e por SMS para votar na chapa pretendida. Esse link será gerado a partir dos dados do sindicalizado e de dados aleatórios. Assim que o eleitor votar, o token gerado para esse link expirará, não sendo possível votar duas vezes com o mesmo link. “Não há como o voto ser forjado”, garante o presidente da Comissão Eleitoral da Fenapef, Paulo Roberto Poloni.

Os sindicatos terão participação importante no dia da eleição. Eles terão acesso a uma área restrita protegida por e-mail e senha, podendo visualizar somente o cadastro do próprio sindicato. Poderão ser realizadas operações como alterar o e-mail ou celular de um sindicalizado por vez ou reenviar o token caso o sindicalizado não tenha recebido ou esse tenha expirado. Nenhum novo sindicalizado poderá ser incluído nesse processo.

“Essa inovação possibilitará o maior envolvimento possível dos filiados com o processo de escolha dos seus representantes nacionais, além de conferir muito mais legitimidade para a Diretoria Executiva eleita”, comenta o presidente da Fenapef, Luís Antônio Boudens.

A Federação também terá acesso a uma área restrita no dia da eleição, podendo alterar e-mail ou telefone do sindicalizado, reenviar o token caso o sindicalizado não tenha recebido ou esse tenha expirado e visualizar o número parcial de votos registrados em cada unidade da Federação, entre outros.

Votação

Para votar, o sindicalizado precisa ter um smartphone com iOS ou Android minimamente atualizados ou um computador, sendo necessário conexão com a internet. O cadastro no sindicato de origem precisa estar atualizado para que o policial receba, no dia da eleição, o link para votação. Após a validação do token, o sistema identificará o sindicalizado e exibirá as opções de chapa que estarão concorrendo à eleição. Após escolher, o sistema solicitará uma senha do sindicalizado, definida na hora, para validar e criptografar o voto. “A senha é necessária caso haja uma auditoria ou contagem manual por amostragem”, avisa Poloni.

Ele confirma que nem o desenvolvedor do sistema consegue visualizar o voto, já que a plataforma armazenas as informações em estruturas diferentes no banco de dados. “Apenas o sindicalizado poderá abrir o voto se desejar e se for chamado pela comissão eleitoral”, diz.

No caso de chapa única, não haverá votação eletrônica. A comissão apenas ratificará, no dia da votação, a eleição do grupo.

Resultado

O resultado oficial será divulgado uma hora e meia após o término das votações, marcado para as 17h (horário de Brasília), assim como a lista de votantes e de votados. Após serem computados os votos de, pelo menos, dez estados, será possível divulgar um placar parcial da votação com atualização a cada dez segundos.

A Comissão Eleitoral da Fenapef é composta pelos policiais federais Paulo Roberto Poloni (ES), presidente; André da Silva Canelas (BA), 1º membro titular; Egídio de Araújo Neto (DF), 2º membro titular, e os suplentes Elízio Feitosa Rodrigues (PI), Francisco José Silva Junior (GO) e Robson Carneiro da Silva (MG).

Videoconferência

No dia 11 de outubro, às 16h, poucos dias antes do término do registro das chapas, a Comissão Eleitoral realizará uma videoconferência com os membros das comissões eleitorais estaduais, seções estaduais e Conselho de Representantes. A ideia é tirar dúvidas e responder questionamentos que possam surgir em relação às eleições e à votação eletrônica. Alexandre Moraes da Silva, responsável técnico pelo sistema de votação, estará presente na videoconferência.

Para participar, é preciso estar com o sistema operacional atualizado, webcam e microfone habilitados, acesso ao link enviado por e-mail e ingressar em reunião no Skype.

FONTE: Comunicação Fenapef

voltar