notícias

Concurso de tecnologias policiais seleciona seis projetos Postado 20190423 por Sindicato dos Policiais Federais às 17:20

Foi divulgado, nessa terça-feira (23), o resultado preliminar do Concurso de Tecnologias Policiais (StartPol). A ideia foi iniciada no ano passado e teve aprovação pela maioria presente no último Congresso Nacional dos Policiais Federais, em novembro, na cidade de Curitiba (PR). O objetivo do StartPol é unir desenvolvedores, empresas e instituições investidoras em projetos de inovação que ajudem a melhorar a segurança pública brasileira.

O julgamento das propostas, ocorrido na última quinta (18), em Brasília, contou com a participação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e da Universidade de Brasília, além de membros da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), da Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais (FenaPRF) e da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF). Nessa última etapa, 13 de 16 projetos inscritos foram aprovados e julgados pela banca.

Para selecionar as seis startups, os jurados levaram em conta itens como currículo acadêmico e profissional dos empreendedores; conhecimento e experiência da equipe no mercado ou segmento da solução proposta; dedicação de tempo comprometida pelos empreendedores para a startup e conhecimento/experiência em gestão de negócios.

O resultado final das propostas vencedoras do Concurso será divulgado na primeira semana de maio na página do StartPol. As empresas classificadas terão apoio econômico e suporte em gestão de acordo com as necessidades de cada empresa.

Para o presidente da Fenapef, Luís Antônio Boudens, o StartPol representa um marco para a segurança pública no Brasil. ““Há algum tempo, estamos discutindo uma reformulação no setor. É preciso repensar a forma de se fazer segurança pública e o StartPol pode ser um caminho para isso, já que conquistou ótimas parcerias que depois se transformaram em entusiastas do projeto.” O secretário do MCTIC, Paulo Alvin, também elogia o projeto e acredita que, dessa forma, o setor pode se fortalecer. “Essa iniciativa é fundamental para a aproximação do setor produtivo com o setor público, em especial para a segurança pública. É uma experiência de busca de soluções que sejam rápidas, flexíveis e ágeis.”

O diretor de Estratégia Sindical da Federação e coordenador do StartPol pela entidade, Julio César Nunes, está otimista com a iniciativa e espera que os resultados venham em breve. “O concurso pertence à sociedade e seu objetivo é promover soluções nacionais para o combate ao crime.”
Resultado

Os projetos selecionados pela banca julgadora foram “Plataforma de qualificação e avaliação continuada de profissionais de segurança”, de Antonio Valério Netto; “AeroGuard – vigilância área com drones”, de Guilherme Gimenez Prado; “Scanner biométrico ótico anti-fraude baseado na tecnologia de tomografia de coerência ótica”, de Henrique Sérgio Gutierrez da Costa; “Disposição aplicada em luva tática mitene com iluminação acoplada”, de José Osanam Albuquerque Junior; “Identificação de Pessoas”, de Otavio Rodrigo Teixeira Soares, e “CAROL – Chatbot de Auxílio ao Registro de Ocorrências e Litígios”, de Ramon Santana Santos. O projeto “Sempre alerta”, de Everton Manoel Cruz da Silva, não se enquadra como startup, mas recebeu da banca a menção honrosa.

Fonte: Comunicação Fenapef

voltar